Carlos Braumann é o novo Reitor da Universidade de Évora. Conheci este Professor do Departamento de Matemática no ano lectivo 2000/2001. Guardo dele recordações interessantes e algumas bem curiosas. Lembro-me da sua inteligência emocional, rapidez de pensamento, capacidade técnica e científica, relacionamento interpessoal, competências pluridisciplinares, cultura geral e do seu impressionante currículo.
Posto isto, quase uma década depois eis que chega ao tão ambicionado lugar de Reitor de uma Universidade Pública e concomitantemente aos enormes desafios que o esperam: Bolonha, déficit orçamental, gestão de pessoal, gestão de património, qualidade dos serviços, extensão universitária, captar públicos, investigação universitária, etc, etc.
A Universidade de Évora é uma das maiores entidades empregadoras do Alentejo e isso é uma responsabilidade imensa. Vamos aguardar para ver qual a sua equipa e quais as prioridades que toma. Penso que pode desempenhar um bom papel reitoral. Tenho alguma expectativa para ver se as humanidades vão ser bem tratadas como merecem, tal como as ciências e as artes devem ser acarinhadas.
Aqui pode ver o seu Programa 2010-2014; o Currículo, vídeos, apresentações e entrevistas.