Azáfama; grande atividade; agitação; rebuliço.

01
Out 09

Muito Boa Noite a Todos,

 

Em primeiro lugar gostaria de informar que é uma honra para mim estar neste local com os candidatos do PSD à Assembleia da República. É uma honra poder contar com a presença do senhor Eng.º Luís Capoulas, pessoa com créditos bem firmados na nossa região e no País. É também uma enorme satisfação poder contar com a presença das pessoas que o acompanham nesta equipa de grande qualidade.

 

Quero deixar uma palavra de agradecimento pela presença:

 - O Sr. Presidente da Distrital do PSD, Dr. António Dieb;

 - O Sr. Presidente da Secção de Viana do Alentejo, o Sr. Francisco Mestre;

 - Os restantes representantes dos órgãos do PSD e em especial à JSD;

 - Os senhores responsáveis políticos de outras concelhias do PSD;

 - Outros candidatos do PSD a autarquias no Distrito de Évora;

 - Dirigentes associativos do concelho de Viana do Alentejo;

 - Convidados;

 - Militantes e Simpatizantes do PSD;

 - E todos os presentes;

 

Agradecimento especial a todos os Grupos Corais do concelho de Viana do Alentejo.

 

Um agradecimento também muito especial, a todos os que decidiram participar nas listas do PSD aos diferentes órgãos autárquicos do concelho de Viana do Alentejo.

 

Em último, mas quase sempre os últimos são os primeiros: As pessoas que fazem parte da minha equipa – uma equipa excelente. O meu agradecimento pela disponibilidade e pelo empenho com que se envolveram neste projecto.

 

Caros amigos e convidados,

 

Em primeiro lugar quero aqui deixar bem vincado que não vou apresentar um rol de críticas sobre os partidos que são nossos adversários nestas eleições. Quem espera que o PSD se vá envolver numa guerra entre Alcáçovenses, bem pode estar enganado. È certo que há coisas mal feitas, mas também existem coisas que têm sido bem feitas. Nós propomo-nos a fazer bem melhor. Apenas isso.

 

 

Ainda por cima, eu sei que não é nada fácil separarmos as eleições legislativas das autárquicas. Elas estão em cima umas das outras, mas são inevitáveis.

 

Ainda assim, pretendo apresentar alguns problemas centrais do concelho que não foram resolvidos nos últimos anos:

 

1) Há muito tempo que esperamos que se faça uma intervenção no Paço dos Henriques.

O Governo de Portugal nada fez e nada vai fazer. Para nós, este importante monumento, que felizmente temos a sorte de estar situado em Alcáçovas, merece uma grande projecção. O Dia 4 de Setembro não pode passar despercebido.

 

2) O Posto da GNR das Alcáçovas tem sofrido vários ameaços de ser fechado. Já o foi durante a noite. Aumenta a insegurança local. Não pode fechar;

 

3) O IC33, obra estruturante para o concelho não tem saído do papel – obra que poderia potenciar a nossa freguesia para outros patamares de desenvolvimento.

 

Estas prioridades apesar de não estarem nas competências das autarquias locais, não as deixaremos abandonar.

 

O que nós queremos efectivamente:

 

Mudança – queremos que Alcáçovas passe para outro patamar. Para isso necessita de pessoas com energia para efectuar essa mudança. Precisa de uma geração que faça a transformação desta vila e que a projecte para novos patamares de desenvolvimento – Nós temos equipa para isso. Alcáçovas merece mais e melhor. Alcáçovas merece voltar a estar no mapa. Não está, mas connosco vai estar.

 

Curiosamente os nossos adversários políticos também sabem isso. E dizem-no. Nós vamos ganhar a junta de freguesia das Alcáçovas. Sabemos que é possível.

 

Nós estamos cá para ganhar. Não estamos cá por estar.

 

Para que isso seja possível deixamos algumas das nossas propostas que irão aparecer no nosso Programa Eleitoral. Este programa estará enquadrado num plano estratégico que resumidamente o nosso candidato à Câmara Municipal vos irá apresentar.

 

Ideias Novas

 

1)     Casas Floridas: Concurso Janelas, Varandas e Jardins Floridos

2)     Viatura para ligação a Évora (estudantes e famílias) -  com vários horários;

3)     Equipamento energético dos edifícios da Junta através de energia fotovoltaica;

4)     Desenvolvimento de iniciativas culturais e de animação permanentes;

5)     Criação de uma página WEB da Junta de Freguesia das Alcáçovas que a ajude a promover a Vila das Alcáçovas;

6)     Desenvolvimento de um orçamento participativo;

7)     Realização de campanhas de sensibilização de Protecção do Ambiente;

8)     Desenvolvimento de uma zona wi-fi (ponto Internet) gratuito;

9)     Criação de um Circuito de Manutenção para os idosos;

10)  Desenvolvimento do Fórum Jovem;

11) Desenvolvimento de uma horta Biológica;

12) Em conjunto com uma Instituição de defesa do Ambiente e Património implementar a marcação de um trilho pedestre e de bicicletas na freguesia;

13)  Elaboração do futuro Projecto para o Parque Ecológico – Vale de Tanques;

14)  Estabelecimento de parcerias para animação sócio cultural da Vila das Alcáçovas,

15)  Forte insistência na recuperação do paço dos Henriques;

16)  Promover a geminação com Tordesilhas;

17)  Desenvolver um passeio anual entre Tordesilhas e Alcáçovas;

18)  Promover, apoiar e estimular a iluminação de ruas em momentos históricos (paço dos Henriques, igreja das conchinhas, são Geraldo);

19)  Com o Departamento de História da Universidade de Évora e a AAA, em 2010 será dado início ao estudo do acervo documental da Junta de Freguesia das Alcáçovas. Será ainda apresentada a Monografia com mapa actualizado da Freguesia para divulgação e turismo.

20)  Vamos no ano de 2011 editar um Livro sobre Alcáçovas;

21)  Desenvolver a Quinzena Cultural das Alcáçovas, alargando-a e promovendo esta iniciativa para o exterior da freguesia;

22)  Desenvolver a iniciativa Respirar Bem – Promovendo caminhadas e passeios permanentes;

23)  Projecto Mexe com as Alcáçovas – apoio ao desenvolvimento de projectos e de ideias de entidades, pessoas que gostem das Alcáçovas;

24)  Desenvolvimento de iniciativas de estímulo à actividade económica: conferências informativas sobre incentivos, encontros de empresários, acções de divulgação e promoção da actividade económica das Alcáçovas;

25)  Desenvolvimento do Alcáçovas Kids Club – promoção à aprendizagem de línguas, matemática e ciência;

 

Meus amigos, temos ideias ou não?

 

Analisámos a capacidade orçamental da freguesia e é possível implementar este plano. Para isso as parcerias são fundamentais:

 - Com as associações locais;

 - Com a CMVA;

 - Com os organismos desconcentrados do Estado;

 - Com os privados.

 

Meus amigos, ao longo do meu mandato de vereador têm-me acusado de pensar demasiado em Alcáçovas. De defender mais Alcáçovas do que as outras freguesias do concelho.

 

Isso não é verdade.

 

Sabem o quanto me empenhei para que o novo Centro de Saúde viesse a ser uma realidade em Viana do Alentejo. Sabem o quanto me empenhei para que o Seara Nova viesse a ter a sua sede construída: Sabem o quanto me empenhei para que o SCVA viesse a ter a sua sede construída. Isto não é pensar em Viana?

 

Meus amigos, eu não sou daqueles, tal como alguns dos nossos adversários políticos, que não gostaram do meu empenho para que o Pavilhão Desportivo de Alcáçovas viesse a ser uma realidade. Apesar da câmara ser CDU, não tive quaisquer problemas em me empenhar para que aquela importante obra viesse a ser uma realidade na nossa freguesia.

 

Era só o que faltava.

 

Alcáçovas está em primeiro lugar.

 

Para aqueles que dizem que eu só penso em Alcáçovas, agora bem que o podem dizer, porque o meu pensamento está centrado em Alcáçovas.

 

Quando eu disse que não queria ser mais candidato à Câmara, perguntaram-me porquê.

1)     Já lá fui 2 vezes e é necessário renovar. O PSD não sou só eu;

2)     Existem mais pessoas com capacidade de implementar o projecto com que o PSD se reveja e que o concelho de Viana do Alentejo fique a ganhar. Por isso, a candidatura do meu amigo Eng.º Brito e Silva, é uma excelente candidatura;

3)     Eu quero me concentrar apenas em Alcáçovas – só em Alcáçovas.

 

Eu sou daqueles que considera que para se ser candidato, mesmo a uma Junta de Freguesia, deve-se ter curriculum e obra feita para mostrar. Isso, meus amigos, nada temos a esconder.

 

Por isso mesmo, queremos que Alcáçovas seja bem sucedida. Seja falada no exterior, sempre por bons motivos.

 

Por último, uma palavra ao meu amigo e candidato do PSD à Assembleia da República, o Exmo. Sr. Eng.º Luís Capoulas: Eu sei que vai ser eleito. Porque a razão está do nosso lado. Mas fique a saber que eu não o vou deixar sossegado até, tal como o fiz quando foi com o Centro de Saúde de Viana do Alentejo, até o Paço dos Henriques ser recuperado e reutilizado. Não vou mesmo.

 

Mais uma vez agradeço a todos a Vossa presença e o apoio que têm vindo a demonstrar à nossa candidatura.

 

Conto com o Vosso apoio. Muito Obrigado.

 

Viva as Alcáçovas

 

António Costa da Silva

 

Alcáçovas, 19 de Setembro de 2009

publicado por polvorosa às 13:37
tags:

Correio electrónico:
polvorosa@sapo.pt
comentários recentes
Deslize ou talvez não a despedida não é inédita. "...
"De lembrar que no contexto mais difícil desde que...
Respeito o seu comentário, mas eu cá acho que foi ...
Achei descabido a alusão a Eusebio no discurso da...
Estatisticas de funcionários nas autarquias a níve...
pesquisar neste blog
 
links
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

links