Azáfama; grande atividade; agitação; rebuliço.

26
Mai 09

 

Esta sondagem esteve online entre os dias 18 e 25 de Maio de 2009. A pergunta foi "Nas eleições autárquicas 2009 em quem vai votar para Presidente da Câmara Municiapl de Viana do Alentejo?". Foram validadas 130 respostas ao questionário. Podemos retirar algumas conclusões.

 

A primeira é a seguinte. Na opinião da maior parte das pessoas que responderam à  pergunta referente em quem vão votar nas próximas eleições autárquicas, o candidato escolhido pela esmagadora maioria que participou nesta sondagem é Bengalinha Pinto, o candidato independente apoiado pelo PS recolheu 75%.

 

O candidato que está à 16 anos à frente dos destinos do concelho, Estêvão Pereira é claramente penalizado nesta sondagem, teve apenas 21%. Há aqui um castigo daquele candidato pelo atraso estrutural do concelho de Viana do Alentejo. Os eleitores esperavam uma mudança de pessoas e políticas da CDU em Viana do Alentejo e muitos sentem-se defraudados e com as expectativas goradas. 

 

O candidato do PSD é claramente uma escolha de recurso, contou somente com 4%. Este actual candidato não consegue substituir, nem de perto nem de longe, o anterior candidato do PSD nas autárquicas de 2005. É de prever que alguns eleitores substituam o voto nas próximas eleições por não acreditarem no projecto político do Sr. Brito e Silva.  

 

Prevê-se que o resultado das eleições autárquicas vai ser disputado entre Bengalinha Pinto e Estêvão Pereira. O primeiro a representar a mudança de paradigma, mais moderno, une os cidadãos; enquanto o segundo é o rosto do passado, representa muitas políticas erradas no concelho.

 

As pessoas que responderam a esta sondagem são pessoas com acesso à informação, incluídos na sociedade do conhecimento, acompanham o actual estado do concelho, têm uma postura crítica e participativa na construção do território, têm opinião e gostam de debate. São pessoas mais jovens e não o tradicional eleitorado mais velho da CDU. Como vimos, grande parte destes cidadãos de pleno direito pendem para escolher um candidato novo e independente que pode vir a fazer a diferença.

publicado por polvorosa às 09:54

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


Correio electrónico:
polvorosa@sapo.pt
comentários recentes
Deslize ou talvez não a despedida não é inédita. "...
"De lembrar que no contexto mais difícil desde que...
Respeito o seu comentário, mas eu cá acho que foi ...
Achei descabido a alusão a Eusebio no discurso da...
Estatisticas de funcionários nas autarquias a níve...
pesquisar neste blog
 
links
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

links