Azáfama; grande atividade; agitação; rebuliço.

26
Mai 09

 

Esta sondagem esteve online entre os dias 18 e 25 de Maio de 2009. A pergunta foi "Nas eleições autárquicas 2009 em quem vai votar para Presidente da Câmara Municiapl de Viana do Alentejo?". Foram validadas 130 respostas ao questionário. Podemos retirar algumas conclusões.

 

A primeira é a seguinte. Na opinião da maior parte das pessoas que responderam à  pergunta referente em quem vão votar nas próximas eleições autárquicas, o candidato escolhido pela esmagadora maioria que participou nesta sondagem é Bengalinha Pinto, o candidato independente apoiado pelo PS recolheu 75%.

 

O candidato que está à 16 anos à frente dos destinos do concelho, Estêvão Pereira é claramente penalizado nesta sondagem, teve apenas 21%. Há aqui um castigo daquele candidato pelo atraso estrutural do concelho de Viana do Alentejo. Os eleitores esperavam uma mudança de pessoas e políticas da CDU em Viana do Alentejo e muitos sentem-se defraudados e com as expectativas goradas. 

 

O candidato do PSD é claramente uma escolha de recurso, contou somente com 4%. Este actual candidato não consegue substituir, nem de perto nem de longe, o anterior candidato do PSD nas autárquicas de 2005. É de prever que alguns eleitores substituam o voto nas próximas eleições por não acreditarem no projecto político do Sr. Brito e Silva.  

 

Prevê-se que o resultado das eleições autárquicas vai ser disputado entre Bengalinha Pinto e Estêvão Pereira. O primeiro a representar a mudança de paradigma, mais moderno, une os cidadãos; enquanto o segundo é o rosto do passado, representa muitas políticas erradas no concelho.

 

As pessoas que responderam a esta sondagem são pessoas com acesso à informação, incluídos na sociedade do conhecimento, acompanham o actual estado do concelho, têm uma postura crítica e participativa na construção do território, têm opinião e gostam de debate. São pessoas mais jovens e não o tradicional eleitorado mais velho da CDU. Como vimos, grande parte destes cidadãos de pleno direito pendem para escolher um candidato novo e independente que pode vir a fazer a diferença.

publicado por polvorosa às 09:54

Pois, e será que o Sr. já pensou em fazer essa mesma pergunta mas pessoalmente aos habitantes do concelho???Talvez os valores se alterem (muito)...como é obvio na sua sondagem tinha que ganhar o PS, pois a maioria das pessoas que vêm este blog são apoiantes do PS,o que não me parece que corresponda á realidade...visto que a mesma pessoa podia votar mais do que uma vez...já nas eleições...
Anónimo a 26 de Maio de 2009 às 14:10

Pois é, se fosse perguntado "in loco" talvez désse em nada, ou então diriam mesmo que a CDU não iria lá por o cu, ou mesmo que iam votar no PSD. Para já adianto-lhe que sou PSD sempre fui, e neste caso não vou votar no Engº Brito.
Como vê não só só os Socialistas, ou apoiantes, que visitam o blog, mas sim uma vasta camada etária e ideológica de todos os quadrantes politicos, ou Vª Exª também tem uns óculos com raio X ? Abraços
PSD a 26 de Maio de 2009 às 17:33

Caro anónimo das 14:10,

Vamos por partes. Começando talvez pelo final, o último parágrafo do post diz: " As pessoas que responderam a esta sondagem são pessoas com mais acesso á informação, incluídos na sociedade do conhecimento, acompanham o actual estado do concelho, têm uma postura crítica e participativa na construção do território, têm opinião e gostam de debate. Como vimos, grande parte destes cidadãos de pleno direito pendem para escolher um candidato novo e independente que pode vir a fazer a diferença." Estes cidadãos participativos tiveram aqui uma oportunidade para se expressar e fizeram-no, muitos deles aposto que são jovens e com acesso à informação.
Este blogue é visitado por pessoas do PS, do PSD, da CDU, do Bloco de Esquerda, do POUS, do MPT, MRPP, até anarquistas, pessoas de extrema direita, monárquicos, etc, etc. podem visitar este blogue público, até fico satisfeito. Este blogue não está associado a nenhum partido, mas a uma consciência de cidadania e crítica construtiva de um contribuinte, eleitor e cidadão independente que quer o melhor para a sua terra.

A sondagem esteve online durante uma semana. Qualquer pessoa teve oportunidade para votar. A sondagem esteve bloqueada por cookie (seguro), esta opção metodológica acabou por ser a melhor escolha entre as disponíveis.

Os seus argumentos caiem todos por terra, senão vejamos:
a) Parece que o Sr(a) não é do PS e no entanto visita e comenta neste blogue, acha que é um exclusivo seu, outras pessoas de várias tendências e diferentes sensibilidades participam activamente neste espaço, têm esse direito.
b) Se a mesma pessoa podia votar mais do que uma vez porque é que o Sr(a) o não fez? Só podia haver um voto por cookie, acredito na responsabilidade individual de cada um.
c) Ainda tem alguma dúvida que o Sr. Estêvão Pereira vai perder nestas eleições? Ainda não sabe é quanto: quantos vereadores, quantas freguesias e quantos lugares na assembleia Municipal.
d) Só concordo consigo num ponto, no dia das eleições será a verdadeira sondagem. Mas convenhamos, a actual candidatura da CDU de Viana tem um triplo problema: não renova os candidatos, não inova nos meios e as promessas nas eleições de 2005 estão longe de estarem cumpridas. Na primeira caiem todos, à segunda cai quem quer e à terceira cai quem é parvo.
polvorosa a 26 de Maio de 2009 às 17:48

Caro Polvorosa
Dado que é residente neste concelho á relativamente pouco tempo pergunto-lhe o seguinte.
Acredita realmente nesta sua sondagem e nesta discrepância tão exageradamente grande. Diria mais ainda, com esta sondagem levaria a que muitos indecisos não votem, principalmente do lado do PS. Pensariam o seguinte " isto já está ganho não vale a pena ir votar"
Outra questão tem a ver com o facto dos votantes PS acreditarem realmente neste candidato ou será apenas para penalizar um executivo com 16 de desgaste do género "há falta de melhor votamos PS"
Anónimo a 26 de Maio de 2009 às 17:27

Você é contra as sondagens não? Só para o seu lado é que contam? Tenha dó.
Zé burro a 26 de Maio de 2009 às 17:46

Caro Sr(a);
Acho que as pessoas que votaram nesta sondagem têm a noção realista apresentada por si. Por isso estão conscientes da dificuldade do Bengalinha ganhar porque a CDU Viana do Alentejo está agarrada ao poder e como vimos usa tudo o que pode mesmo quando se trata de dinheiro dos contribuintes locais.
Os votantes nesta sondagem sabem que se querem uma mudança no concelho têm de manifestar essa vontade nas urnas nas próximas eleições autárquicas.

Em relação à outra questão que suscita: por um lado, acho que as pessoas têm consciência do péssimo desempenho do actual executivo liderado pelo Sr. Estêvão Pereira em quase todas as áreas de competência como temos visto. Mas por outro lado, o candidato Bengalinha Pinto já deu provas na sua vida profissional de ser competente e poder mudar para melhor as condições de vida neste concelho, pede apenas uma oportunidade, pode ser uma boa oportunidade.

É sempre a mesma coisa tudo mesmo e nada do mais, tristeza mas grande.
o mesmo do mais a 26 de Maio de 2009 às 19:53

Por vezes dou comigo a pensar, que teríamos nós feito de mail para que certo tipo de gente tenha vindo parar, a esta nossa terra. Será que o dinheiro dos nossos impostos, deve ser empregue em "gentalha " deste calibre? Será que nós no passado resolvemos tantos casos de "provocadores" mas agora vamos tolerar estas provocações e estes provocadores? Penso que chegou o momento de dizer basta! Conspurcar o nosso bom nome e o da nossa terra não pode ser mais tolerado. Vamos nos juntar e discutir o que fazer com este tipo de gente.
Anónimo a 27 de Maio de 2009 às 08:38

Este comentário é extremamente reaccionário. O post não é nenhuma provocação, trata o resultado de uma sondagem online sobre em quem os munícipes vão votar nas eleições autárquicas de 2009.

É lamentável essa sua insinuação de que há cidadãos de primeira e cidadãos de segunda, já ouviu falar do princípio de igualdade? Ficamos a saber que para si, novos residentes são cidadãos de segunda. Esquece-se que todos pagamos impostos, somos contribuintes para as finanças locais e eleitores com direito de voto.

Essa sua atitude corporativista representa o pior que pode haver em qualquer sistema, estava muito presente nos totalitarismos. Tentar de alguma forma condicionar pensamentos e ideias, condicionar o debate e a postura crítica. Quando se pensa que já vimos tudo, pasme-se, aparece um ser a falar de uma espécie de linchamento! Devia ter vergonha de manifestar essas ideias publicamente, fica-lhe tão mal.

O “polvorosa” é um blogue de cidadãos para cidadãos, neste espaço qualquer cidadão Responsável pode manifestar a sua opinião, enviar fotografias, textos e fazer comentários. Está aberto à participação cívica.

O provocador que está a falar, tal como eu, certamente terá alguém da sua família a residir fora do concelho. Como se sentirão os seus familiares se forem tratados desta forma nos locais onde residem?
Para falar assim só pode ser algum latifundiário da terra ou de alguém que tem saudades desse tempo.
Como Aguiarense não me revejo neste tipo de atitudes.
Anónimo a 29 de Maio de 2009 às 00:34

E nós, o que é que fazemos com gente como você??
peixebanana a 29 de Maio de 2009 às 14:36

Correio electrónico:
polvorosa@sapo.pt
comentários recentes
Deslize ou talvez não a despedida não é inédita. "...
"De lembrar que no contexto mais difícil desde que...
Respeito o seu comentário, mas eu cá acho que foi ...
Achei descabido a alusão a Eusebio no discurso da...
Estatisticas de funcionários nas autarquias a níve...
pesquisar neste blog
 
links
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

links