Azáfama; grande atividade; agitação; rebuliço.

14
Dez 08

 

Atenas continua a ferro e fogo. Uma semana da polícia ter morto um jovem com 15 anos, a juventude mas também outros sectores da sociedade ateniense está na rua em polvorosa. O governo de centro-direita está a privatizar grande parte dos serviços públicos, a crise económica afecta também inevitavelmente a Grécia e a grande questão prende-se com a falta de oportunidades para os jovens, à semelhança do que se passa no nosso país, dificuldades em encontrar emprego, mesmo depois da formação concluída, problemas em suportar habitação própria e ameaças na constituição de família. Pouco mais lhes resta senão ir para a rua, sem esperança, descrentes num melhor futuro, enraivecidos pela morte trágica de um jovem pela polícia, culpam o governo grego, mais não resta a não ser o pedido de demissão. Até ao momento foram provocados mil milhões de euros em prejuízos, em carros destruídos, habitações, estabelecimentos de serviços e comércio.  

 
Agora, a questão é mais profunda do que isto, existe a nível europeu, Portugal incluído, um profundo e crescente mal-estar com a inquietações dos jovens face a um presente difícil e um futuro sombrio. Ainda assim, como hoje muito bem lembrava José Cutileiro, a Europa continua a ser dos melhores sítios para viver neste mundo tão problemático.
 
Ainda assim, não fazia mal aos governantes dar oportunidade aos jovens de participarem na construção de uma sociedade mais justa, honesta e com valores mais fraternos, enquanto continuarmos a assistir à corrupção, à ganância, à promiscuidade de negócios poucos claros e ligações pouco claras entre economia e política, estaremos a espetar mais um prego no caixão do sistema democrático. E isto passa-se em muitos locais, desde Atenas até a uma escala mais local e isso não augura nada bom.     
publicado por polvorosa às 23:52
tags:

Correio electrónico:
polvorosa@sapo.pt
comentários recentes
Deslize ou talvez não a despedida não é inédita. "...
"De lembrar que no contexto mais difícil desde que...
Respeito o seu comentário, mas eu cá acho que foi ...
Achei descabido a alusão a Eusebio no discurso da...
Estatisticas de funcionários nas autarquias a níve...
pesquisar neste blog
 
links
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

links