Numa fase em que tanto se fala de Educação, do Plano Nacional de Leitura, da Descentralização de Competências na Educação para as Autarquias locais preocupa-me Portugal estar em 74.º lugar no ranking da taxa de alfabetização, parece não fazer mal até porque no ranking da F.I.F.A. o nosso país surge num honroso 9.º lugar!
A Câmara de Viana do Alentejo não precisa de distribuir tantos boletins municipais pelas casas das pessoas no concelho, ainda menos entregar livros de propaganda.
Podem reduzir ¼ da tiragem porque esse número corresponde a pessoas que não sabem ler nem escrever. Se for para ver as fotografias ainda percebo, mas para isso tirem a escrita, só atrapalha a visualização aos analfabetos e a Câmara ainda poupa dinheiro na tipografia. É papel que vai logo para o lixo e só serve para dar cabo do meio ambiente.
A Câmara Municipal de Viana do Alentejo está a frente do Conselho Municipal de Educação, por isso deixo as seguintes questões: a Câmara considera ou não que o analfabetismo é um problema? O que é que a Câmara fez ou tenciona fazer para acabar com a chaga do analfabetismo no concelho?