No passado Domingo, a RTP transmitiu um excelente documentário sobre a vida do Dr. Fernando Nobre. Vida essa confundida com a Assistência Médica Internacional (A.M.I.). Já admirava este Homem, mas depois de conhecer a sua vida profissional e pessoal devo confessar estar ainda mais embasbacado com aquele que sem dúvida é um dos grandes portugueses dos nossos dias.
Muitas das grandes missões internacionais são por si pensadas, planeadas e executadas, ele está sempre lá, sempre na linha da frente, nos locais mais difíceis, inacessíveis e complexos, ele é o homem do terreno, não se fica pelo gabinete.
A sua vida de solidariedade é um exemplo para todos nós, vivemos numa sociedade de consumo e de lazer, mas todos temos de nos empenhar contra a indiferença vigente nas nossas sociedades, seja na Quinta do Mocho seja no Sudão ou Iraque. Temos de lutar contra as desigualdades e deixar um planeta melhor aos nossos filhos, podemos não conseguir mudar o Mundo por completo, mas pode ser o início se conseguirmos mudar o mundo a alguém e fazer dele um lugar melhor para viver. Não importa ser políticamente incorrecto, desde que sejamos humanamente correctos. Grande lição, parabéns à RTP2 por destacar os grandes exemplos a seguir.