Azáfama; grande atividade; agitação; rebuliço.

28
Nov 11

 

O Município de Viana do Alentejo e o Instituto de Segurança Social, I.P. assinaram um protocolo com vista à implementação do Programa Conforto Habitacional para Pessoas Idosas (PCHI).

Este programa visa a prevenção da dependência e institucionalização dos cidadãos mais idosos, intervindo na qualificação habitacional através do melhoramento das condições básicas de habitabilidade e mobilidade das pessoas idosas que usufruam dos serviços de Apoio Domiciliário ou frequentem um Centro de Dia, ou cuja prestação destes serviços esteja dependente da qualificação habitacional.

A intervenção assenta em dois níveis: edifício (melhoramento da cobertura, paredes, caixilharia de portas e janelas; criação ou adaptação de espaços; melhoramento de espaços já existentes ou ainda adaptações que facilitem o acesso à habitação) e equipamento (compra de mobiliário e electrodomésticos).

O Programa Conforto Habitacional para Pessoas Idosas é financiado por verbas resultantes da exploração dos jogos sociais e atribuído a cada Município de acordo com o número de melhorias a efectuar.

Podem beneficiar do PCHI pessoas com 65 anos ou mais cujo rendimento mensal per capita seja igual ou inferior ao valor do indexante dos apoios sociais desde que vivam em habitação própria ou residam numa habitação há pelo menos 15 anos de forma permanente, usufruam de serviços de apoio domiciliário, frequentem a resposta Centro de Dia, residam sozinhas ou ainda, a título excepcional, pessoas que não usufruam de apoio domiciliário, mediante despacho do director do Centro Distrital de Segurança Social da área de residência.

A sinalização de pessoas com necessidade de qualificação habitacional pode ser efectuada pelo Município, Juntas de Freguesia, Centro Distrital ou por IPSS ou equiparadas com utentes de Centro de Dia e Serviço Domiciliário.

O período para candidaturas dos munícipes que reúnam as condições, vai estar aberto entre 28 de Novembro e 16 de Dezembro. Para obter mais informações sobre o Programa Conforto Habitacional para Pessoas Idosas ou aceder ao requerimento de candidatura em formato físico, contacte a Divisão de Desenvolvimento Social e Humano da Câmara Municipal.

publicado por polvorosa às 19:43

Correio electrónico:
polvorosa@sapo.pt
comentários recentes
Deslize ou talvez não a despedida não é inédita. "...
"De lembrar que no contexto mais difícil desde que...
Respeito o seu comentário, mas eu cá acho que foi ...
Achei descabido a alusão a Eusebio no discurso da...
Estatisticas de funcionários nas autarquias a níve...
pesquisar neste blog
 
links
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

links