O Viana Summer é um programa inovador no concelho de Viana do Alentejo, há muito tempo que estava diagnosticada a necessidade de ocupação dos tempos livres de crianças e jovens nas férias lectivas. Quando se iniciam as férias de Verão aparecem dores de cabeças para os pais, têm um problema em mãos porque não sabem onde deixar os miúdos durante estes meses, muito menos como podem beneficiar de formação pessoal, social e desportiva através de estilos de vida saudáveis.
Já este ano, durante os meses de Julho e Agosto, as crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos e entre os 13 e os 16 anos, têm oportunidade de durante a manhã (9:00 às 13:00 horas) terem actividades desportivas com apoio de monitores e animadores que permitem práticas físicas saudáveis e convívio entre amigos. Este ano há possibilidade de participarem 150 participantes no total ou então 50 participantes divididos em 3 períodos temporais.
Haverá um preço simbólico a pagar, por exemplo 5 euros para 15 dias para os alunos do Escalão A, parece-me bem, fico pasmado como a oposição demagógica e populista da CDU há quem possa pensar que isto é muito caro, ora como chamou, e bem, a atenção o Sr. Presidente da Assembleia Municipal é só fazer as contas e percebemos que dá 0,33 cêntimos por dia, alguém me explica o que tem isto de exagero ou injusto?
Porque é que eu acho que os beneficiários devem pagar um preço irrisório? O regulamento criado tem aplicado o princípio de justiça social porque as famílias que têm menos rendimentos pagam menos do que as famílias com maiores rendimentos, não acho justo é uma família rica pagar o mesmo que paga uma família pobre, é fundamental tratar de forma diferente aquilo que é diferente sem descurar a igualdade de oportunidades; outro argumento prende-se com o facto de o pagamento de um preço simbólico responsabilizar de alguma forma quem se inscreve neste programa; mais, uma quota pequena permite mais algumas verbas para melhorar a qualidade do serviço prestado; quem ainda pensa que 5 euros é muito, desafio-o a ver quais os preços que as empresas privadas que prestam este tipo de serviço fazem, e aí quando descobrirem vão atirar-se ao rio.
No meu ponto de vista importa melhorar futuramente alguns aspectos, por exemplo, disponibilizar este serviço durante todo o dia, este ano tal ainda não foi possível, mas para já parece-me uma excelente iniciativa para crianças, jovens e famílias.