Azáfama; grande atividade; agitação; rebuliço.

18
Mar 11

 

”A Romaria a Cavalo realiza-se habitualmente no quarto fim-de-semana de Abril, por ocasião dos festejos em honra de N.ª Sr.ª d’Aires. No entanto, este ano, a data coincide com as celebrações da Páscoa e durante a semana santa (entre domingo de Ramos e domingo de Páscoa) os actos litúrgicos inviabilizam a realização da romaria na sua data habitual. Assim sendo, a Romaria a Cavalo que liga Moita a Viana do Alentejo realiza-se entre os dias 27 de Abril (partida da Moita) e 1 de Maio. Mais uma vez espera-se a participação de centenas de romeiros que, depois de quatro dias de viagem, vão chegar a Viana do Alentejo dia 30 de Abril, ao final da tarde, em ambiente de festa.
Recorde-se que a Romaria a Cavalo é promovida em conjunto por uma Comissão organizadora, da qual fazem parte as Câmaras da Moita e de Viana do Alentejo, a Associação Equestre de Viana do Alentejo e a Associação de Romeiros da Tradição Moitense.”

 

Como a generalidade das pessoas, sou apreciador de cavalos, mas nem de perto nem de longe posso ser considerado aquilo a que se chama um marialva. Na Romaria, para além das centenas de romeiros provenientes dos mais variados pontos do país, montados em charretes, em carroças ou simplesmente a cavalo, o que mais fascina, no meu ponto de vista, é o ambiente festivo que envolve o evento. Nestes dias, Viana transforma-se e a sua gente solta uma alegria pouco comum por estas bandas. Milhares de pessoas acorrem ao santuário para assistir à chegada da Romaria. Os ciganos, por sua vez, concentram-se às centenas no espaço envolvente ao santuário de Nª Srª d’Aires, em busca de uma oportunidade de negócio, acrescentando simultaneamente um colorido muito especial ao acontecimento. Para quem gosta de cavalos, ou simplesmente de fotografia, sobram os motivos para justificar uma visita a Viana do Alentejo nesta altura do ano.


Atrevam-se, que não se vão arrepender.

 
M. Raphael
publicado por polvorosa às 13:29
tags:

Brilhante, uma iniciativa que antes mais não era que um bando de vaidosos a mostrar-se em Viana, uma invenção dos comunistas porque esta iniciativa não valia nada e só servia para se promoverem, os tais vaidosos, agora é boa e até se pedem para se atreverem a ir, que não se irão arrepender. Há gente que se tivesse vergonha estava calada.
Anónimo a 18 de Março de 2011 às 15:15

Parabéns Raphael, sem dúvida belas fotos. Venha de lá essa Romaria, já temos saudades.
António Maria a 18 de Março de 2011 às 15:31

Correio electrónico:
polvorosa@sapo.pt
comentários recentes
Deslize ou talvez não a despedida não é inédita. "...
"De lembrar que no contexto mais difícil desde que...
Respeito o seu comentário, mas eu cá acho que foi ...
Achei descabido a alusão a Eusebio no discurso da...
Estatisticas de funcionários nas autarquias a níve...
pesquisar neste blog
 
links
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

links