Azáfama; grande atividade; agitação; rebuliço.

15
Set 09

Um amigo avisou-me que estava um texto publicado no blog do estevao. Fiquei a conhecer o blog em causa, muito bem, mas não gostaria de passar por aqui sem fazer uma nota. Em Agosto de 2008 o Sr. Estêvão Pereira criticava os blogs, dizia mal dos "tudólogos", na altura escrevi um post aqui porque acho que a blogosfera pode esclarecer e informar os cidadãos, agora mudou radicalmente e tornou-se bloguer, será eleições à porta? De qualquer modo, regista-se a mudança de opinião e benvindo pois ao universo dos blogs.

 

Há exactamente um mês, escrevi aqui um post sobre o investimento no distrito de Évora no âmbito do porAlentejo. O Sr. Estêvão Pereira veio dizer que estava mal, pois bem, a minha fonte é o Relatório do "porAlentejo". A Câmara tem obrigação de prestar estas contas, mas nada, é mais fácil mostrar bonitos boletins recheados de fotografias do chefe com a barba aparada.

Numa fase em que as boas práticas mostram que se deve apostar e investir nas pessoas, o QREN está feito para o capital humano, a Câmara de Viana do Alentejo apenas investiu 8.600,00€, foi no Programa de Estágios na Administração Local, corresponde a 0,3% do custo total das Piscinas de Alcáçovas! Isso mesmo, não chega a 1%, é uma vergonha e ridiculo a ausência de investimento no FSE.

É verdade que há a zona dos mármores e a zona do Alqueva, mas quem andou a negociar estes assuntos não soube ou não conseguiu melhores contrapartidas para o concelho, porquê? Porque é que a Câmara não fez mais candidaturas e investimentos úteis no eixo 1 e 3?

 

Calculo que saiba que no "porAlentejo" entram 3 fundos: o FSE, o FEDER e o FEOGA (o concelho também beneficiou um bocadinho do Feoga através dos 273.288,38€.

Claro que as contas podem ser feitas assim porque soma-se e obtem-se o total de todos os eixos. Só para lhe recordar que isto é um argumento coxo porque como bem sabe no eixo 2 só aqui entram 4 concelhos num total de 14 por isso a argumentação aí é muito inconsistente. Para além destes 4, tivemos mais 9 concelhos que não estão integrados no eixo 2 "Acções integradas do norte alentejano e zona dos mármores" mas tiveram mais investimento e beneficiaram mais dos fundos do que Viana.

 

Em 14 concelhos do distrito de Évora, apenas 5 concelhos beneficiaram do eixo 4 (Desenvolvimento integrado da zona de Alqueva). Para além destes, há mais 8 concelhos com mais investimento e mais co-financiamento das ajudas comunitárias do que o concelho de Viana por isso conclui-se que se perderam oportunidades de captar riqueza para o concelho. Se acha que o Alqueva é importante, eu acho que é, gostava de saber o que a Câmara fez para beneficiar do Alqueva, seja no Turismo seja na componente Água?

Estes argumentos não colam, por exemplo, só no eixo 1 nas homologações após 01/01/2005 Portel investiu 110 milhões, Borba investiu 15 milhões, Reguengos 14 milhões, enquanto Viana investiu 3 milhões e 800 mil, por isso não me digam que é um problema de eixos.

 

Andamos a brincar com coisas sérias, sem um Plano Estratégico de Desenvolvimento, o concelho anda aqui sem designios, sem prioridades, sem futuro. Os outros concelhos têm diagnósticos e plano estratégicos nas áreas de competência, o nosso concelho não tem visão. O pior cego é aquele que não quer ver. Mais 4 anos com esta equipa dos Sr. Pereira e Garcia é puro masoquismo.

 

Os fundos estruturais são o FEDER, o FSE e o FEOGA

 

AF Por Alentejo I
publicado por polvorosa às 00:33

O assunto é denso e difícil de perceber para o comum dos munícipes. Como é seu hábito o actual presidente da câmara puxou dos seus galões e vá de atirar à cara das pessoas com uma série de palavras caras, onde só faltou aquela famosa expressão do: não se metam que isto é muito complicado. Felizmente a equipa que Bengalinha está a reunir à sua volta é sólida, não está a dormir, tem ideias e projectos e sabe do que fala.
O concelho merece melhor que este Portugal dos Pequeninos em que nos têm vindo a transformar.
Ainda pensei em escrever um comentário no blogue da campanha do Estêvão, mas para quê falar com quem mandou fazer uma porta para entrar pelas traseiras e há mais de oito anos não quer falar com ninguém?
Parabéns a todos e continuação do bom trabalho.
Anónimo a 15 de Setembro de 2009 às 15:44

Obrigado amigo João pelo esclarecimento.
Assim não há dúvida que o nosso Concelho fica na cauda do Alentejo.
Um abraço
Eu a 15 de Setembro de 2009 às 22:47

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


Correio electrónico:
polvorosa@sapo.pt
comentários recentes
Deslize ou talvez não a despedida não é inédita. "...
"De lembrar que no contexto mais difícil desde que...
Respeito o seu comentário, mas eu cá acho que foi ...
Achei descabido a alusão a Eusebio no discurso da...
Estatisticas de funcionários nas autarquias a níve...
pesquisar neste blog
 
links
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

links