Azáfama; grande atividade; agitação; rebuliço.

15
Jul 09

 

Sexto erro capital: Coesão Territorial

 

O interesse da população do concelho de Viana do Alentejo devia estar à frente de todos os interesses de qualquer partido político. Hoje vemos como a CDU em Viana do Alentejo segue o diktat do comité central da CDU. Esta real politik não serve os interesses da população. A CDU Viana coloca os interesses do partido político partidário à frente das necessidades da população local.

Os exemplos são vários: transferência de competências na educação; arrendamento jovem; contrato local de segurança; o 1.º relvado; Turismo do Alentejo - ERT; computador magalhães; etc

 

Mas pior que este beija mão à Soeiro Pereira Gomes, prejudicial para o desenvolvimento do concelho, é a falta de coesão social e territorial no concelho de Viana do Alentejo. Com efeito, é gritante como a freguesia de Aguiar sai sempre a perder nos investimentos públicos da administração local. Ao contrário de investimentos brutais (alguns desnecessários) nas outras freguesias do concelho, em Aguiar as promessas da CDU Viana do Alentejo sabemos agora que não passaram de mentiras eleitoralistas.

Onde está o Pavilhão Polidesportivo Coberto de Aguiar? A requalificação do Centro Histórico de Aguiar? A criação da zona oficinal de Aguiar? Arranjo do Parque dos Namorados? Onde estão os boletins informativos das Juntas de Freguesia? Nada disto. Em Aguiar apenas duas obras em 4 anos: o alargamento do cemitério e a construção de um tanque em frente à cooperativa, é muito, muito pouco.

A Câmara de Viana do Alentejo não promove uma política integrada numa lógica municipalista. Duplica equipamentos, não rentabiliza estruturas, não tem rumo nem plano estratégico a médio/longo prazo. Os investimentos avançam de acordo com calendário eleitoral e muitas demagogias à mistura, dimensões estruturais não interessam para este executivo liderado pelo Sr. Estêvão Pereira.  

 

Todos temos perfeita noção que foram 4 anos perdidos, a ver navios e a aumentar o atraso em relação a outras freguesias e sobretudo em relação a outros concelhos, o próprio autarca falava numa entrevista que "o concelho está no centro de qualquer coisa que está a acontecer à sua volta". Em Aguiar, o Centro de Dia para idosos não arrancou, a creche de Aguiar não passou do papel, a economia não avançou, o apoio social é rídiculo, a requalificação urbana é uma piada, a cooperação institucional com outras entidades públicas e privadas não tem resultados. Cresce um mal estar entre a população que se sente enganada com falsas promessas e com expectativas defraudadas.

 

A CDU de Viana do Alentejo que se vai agora apresentar aos vários órgãos: Câmara; Junta de Freguesia e Assembleia deve prestar contas à população e explicar às cidadãos que em 2005 votaram em si e acreditaram numa conversa da treta do tipo "confiança e segurança" podem agora voltar a confiar o respectivo voto. Tarefa espinhosa.  

Já foram apresentados os candidatos do Movimento "Unidos pelo Concelho de Viana do Alentejo": Bengalinha para a Câmara; Sousa para a Assembleia Municipal e Miguel Sezões para a Junta de Freguesia de Aguiar são as personalidades indicadas para assumir responsabilidades e certamente muitos cidadãos vão confiar-lhes o voto nas eleições de 11 de Outubro, pelo menos eu vou.

É Tempo de Movimento!  

publicado por polvorosa às 18:21

Quero expressar em nome de muitos Aguiarenses, a forma generosa e inteligente como conseguiu nos pecados mortais (6 e7), exprimir o que me vai na alma desta nobre gente - Aguiar Vila que foi sempre esquecida e que as pessoas aceitam com toda a humildade, as migalhas que lhe são "doadas” pela capital do Concelho e seus senhores importantes, o Sr. Presidente da Câmbra e os Srs. Veriadores, pessoas muito generosas.
Não sei se vai alterar politicamente , mas sinto que Aguiar está a mudar, as pessoas na rua já falam sobre a desigualdade de tratamento da Câmara Municipal, coisa que eu nunca imaginava que fosse possível nestes anos mais próximos.
cry to me Aguiar a 15 de Julho de 2009 às 23:27

O João esté de volta...
Muito bom esta análise acerca deste erro capital, tão bom que muito dificilmente teria resposta á altura, pena a dificuldade que todos nós temos em explicar estas questões a uma grande franja da nossa população concelhia.

Abraço
peixebanana a 16 de Julho de 2009 às 19:28

O que o Polvorosa quer dizer é que a populção de Aguiar não tem direito ao seu Pavilhão, que as Alcaçovas não tem direito á Piscina, que a população de Aguiar não tem direito a qualquer investimento porque esse investimento é uma gestão ruinosa! Mas não diz porque não quer que a cresce de Aguiar não avança porque o bengalinha se meteu no concurso e estaá tudo embananado, dito por palavras simples foi tudo ilegal. O que o senhor não diz é que o Centro de Dia fechou não por culpa da Câmara mas do PS com a Misericordia.
O que o Senhor não diz porque não convem é que em Viana não existe qualquer
Movimento existem listas do PS dos 16 Candidatos já divulgados apontem um unico que no passado não tenha sido eleito e candidato pelo PS. TENHAM VERGONHA PORQUE NÓS JA SOMOS CRESCIDOS.
Anónimo a 20 de Julho de 2009 às 12:24

O anónimo anterior é crescido e grande... pelo menos um GRANDE MENTIROSO. Porque só vê para um lado, ou sofreu um AVC ou então o tacho é também grande como ele...
Anónimo a 22 de Julho de 2009 às 16:47

Contador
Correio electrónico:
polvorosa@sapo.pt
comentários recentes
Deslize ou talvez não a despedida não é inédita. "...
"De lembrar que no contexto mais difícil desde que...
Respeito o seu comentário, mas eu cá acho que foi ...
Achei descabido a alusão a Eusebio no discurso da...
Estatisticas de funcionários nas autarquias a níve...
pesquisar neste blog
 
links
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

links