Azáfama; grande atividade; agitação; rebuliço.

07
Jun 09

O PS perde as Europeias 2009 para o PSD. A campanha do PS não correu bem, o candidato Vital Moreira cometeu demasiados erros, os debates não correram bem, falar no novo imposto não foi positivo, trazer o BPN para a campanha não teve sucesso, não conseguiu mobilizar o eleitorado.

 

Rangel do PSD esteve muito melhor durante a campanha, acabou por fazer sozinho um brilharete, o PSD acaba de encontrar alguém que pode fazer mais do que a líder Ferreira Leite, nasceu um potencial player para disputar a liderança do PSD.

 

O grande vencedor destas eleições é o Bloco de Esquerda. Vai triplicar o número de mandatos, fica com 3 deputados.  Excelente resultado.

Miguel Portas e Louçã recolheram grande parte do voto de protesto. A prestação positiva do eurodeputado no anterior mandato, aliado à crise financeira e económica mundial fizeram com que o Bloco subisse vertiginosamente. Miguel Portas, Marisa Matias e Rui Tavares estão aí de pedra e cal.

 

A CDU passa para quarta força política nacional, isso vai ser psicologicamente difícil de lidar num ano com mais duas eleições. Não consegue atrair votos para além dos seus militantes e tem tendência para definhar. Dores de cabeça para Jerónimo de Sousa.

 

O CDS acaba por ter um resultado positivo com a manutenção dos seus dois deputados. As sondagens erraram completamente com este partido.    

publicado por polvorosa às 20:56
tags:

Dá que pensar.

Destas eleições já ouvi centenas de especialistas destes assuntos sobre os resultados a nível nacional.
Do nosso concelho tem estado tudo muito calado até porque para os lados do movimento PS, o melhor seria mesmo nem falarmos em eleições .
O PS perdeu e ponto final, o povo assim decidiu . É claro que foi um grande abalo para as pessoas que irão fazer parte das suas listas.
CDU não só manteve o seu tradicional eleitorado, como ainda recuperou alguns pontos percentuais, o que não deixa de ser uma grande vitoria e uma forte motivação para as próximas eleições
Finalmente o BE , este sim na opinião o grande vencedor das europeias 2009. Caso mesmo para dizer" dá que pensar"
Começo cada vez mais a acreditar que este movimento PS, terá poucas chances de ganhar as próximas autárquicas neste concelho. Obviamente as pessoas irão mais uma vez penalizar o responsável pelo caos provocado por este governo. Imaginem um movimento realmente independente ou liderado pelo BE a concorrer ás eleições no nosso concelho.
De facto dá que pensar.

Alerto desde já para o facto de que não vale a pena dizerem que são eleições completamente diferentes porque isso todos sabemos.
Anónimo a 8 de Junho de 2009 às 17:54

Parece (?), que a célula local do Partido Comunista está muito satisfeita com os resultados eleitorais. Reduzidos ao seu pequeno universo concelhio não reparam que mais além está o Mundo. Aí o Partido à sombra do qual muitos têm feito a vida, tem vindo a fragmentar-se não conseguindo renovar-se, como é próprio dos seres vivos. Pretendem ler nestes resultados, um voto de confiança à sua laxista gestão, enquanto simultâneamente, atribuem um atestado de imbecilidade a todos os que, dentro e fora do Partido, acompanham, preocupados estas questões.
Os resultados eleitorais de há quatro anos castigavam o PSD, mais concretamente Durão Barroso. Ontem penalizaram o PS, mais concretamente Sócrates. É normal que assim seja, não é preciso saber ler ou escrever para perceber estes fenómenos de penalização do poder, basta estar de olhos abertos ao Mundo.
Pessoalmente gostei dos resultados eleitorais. Estava a ficar um bocado descrente no género humano, mas afinal parece que sempre há esperança. Não seria normal o PS, partido no poder liderado por uma personagem chamuscada por uma infinidade de casos mal explicados, não ser penalizado, como algumas sondagens pretendiam fazer crer. Julgo que a alternância democrática e fortes partidos na oposição, são desejáveis para um salutar funcionamento da Democracia. Finalmente, ao centro, parece que entre "os barões assinalados" começa a surgir qualquer coisa.
Finalmente, à esquerda, começa a surgir um espaço para uma infinidade de órfãos mal amados.
O País agradece.
MB
Anónimo a 8 de Junho de 2009 às 20:45

As freguesias de Joane (Famalicão) e Vila Seca (Condeixa-a-Nova) deram a vitória ao CDS e Bloco de Esquerda, resultados que se explicam porque os novos eurodeputados Nuno Melo e Marisa Matias são "filhos da terra".

Nestes casos, as raízes prevaleceram e os eleitores recompensaram quem conheciam, o mesmo sucedendo na Câmara de Vila Verde, onde o presidente da autarquia, José Manuel Fernandes (PSD) garantiu a sua eleição para o Parlamento Europeu com os votos dos conterrâneos.

Ora seguindo esta lógica seria expectável que Costa e Silva (PSD), o candidato das Alcáçovas às eleições europeias, tivesse no seu concelho (Viana do Alentejo), onde é vereador, uma votação expressiva.

Mas não.

Além de ter perdido na terra onde vive, colocando o PSD na terceira posição, também no concelho não granjeou a simpatia dos seus conterrâneos, que o colocaram a disputar a liga dos últimos.

O ainda vereador parece agora estar disponível para concorrer a presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, mas pelo resultado do último domingo o melhor é mesmo reduzir a ambição a zelador da rua onde vive… e mesmo assim…
Anónimo a 9 de Junho de 2009 às 00:14

Continuo totalmente disponível dentro do PSD, mesmo se fosse necessário ter que me candidatar a uma Junta de Freguesia. Ainda estou a saborear a vitória e a reflectir.

António Costa da Silva
alcacovas a 9 de Junho de 2009 às 18:05

Contador
Correio electrónico:
polvorosa@sapo.pt
comentários recentes
Deslize ou talvez não a despedida não é inédita. "...
"De lembrar que no contexto mais difícil desde que...
Respeito o seu comentário, mas eu cá acho que foi ...
Achei descabido a alusão a Eusebio no discurso da...
Estatisticas de funcionários nas autarquias a níve...
pesquisar neste blog
 
links
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

links