Azáfama; grande atividade; agitação; rebuliço.

17
Jun 08

O Tratado Reformador da União Europeia foi chumbado em referendo na Irlanda. Pois não constituiu para mim uma grande surpresa porque os europeus já haviam demonstrado não querer aquele instrumento legal. Na altura, o Tratado Constitucional já havia sido reprovado em referendo na França e na Holanda, depos disso os burocratas de Bruxelas entenderam reformular alguns aspectos, mas há algumas conclusões a retirar.

A primeira que os povos querem participar e envolver-se nos processos de tomada de decisão e na construção de soluções para as nações e para a Europa.

A segunda, em tempo de crise, os povos desconfiam de alguma incapacidade dos eleitos para melhorar a situação nos aspectos económicos e sociais através de um progresso e melhoria na qualidade de vida dos europeus, cometendo o pecado de confundir alhos com bugalhos.

Em terceiro, os europeus entenderam que não basta haver um crescimento económico se este não é acompanhado por uma igualdade de rendimentos entre trabalhadores e na diminuição da pobreza e do desemprego. A Europa deve ser da segurança, não só da flexibilidade e de liberalização, não se compreende como Portugal consegue ser um país mais desigual do que os EUA e ao mesmo tempo haver políticos hipócritas a falar no modelo social europeu, só se for para outros, para os nórdicos por exemplo, no nosso país nem cheirá-lo.

Finalmente, os europeus estão fartos de ter de aturar políticos fanáticos como Barroso, Blair e Solana, para quê arranjar mais um cargo, neste caso assumiria a função de uma espécie de Ministro dos Negócios Estrangeiros, numa situação similar à invasão do Iraque podemos desconfiar de qual seria a decisão encontrada por estes ilustres... mais do mesmo? Não, obrigado. 

publicado por polvorosa às 23:18
tags:

Contador
Correio electrónico:
polvorosa@sapo.pt
comentários recentes
Deslize ou talvez não a despedida não é inédita. "...
"De lembrar que no contexto mais difícil desde que...
Respeito o seu comentário, mas eu cá acho que foi ...
Achei descabido a alusão a Eusebio no discurso da...
Estatisticas de funcionários nas autarquias a níve...
pesquisar neste blog
 
links
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

links