Azáfama; grande atividade; agitação; rebuliço.

03
Ago 08

Os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 têm início na próxima sexta-feira (8 de Agosto). Vão participar neles 78 atletas portugueses em 17 modalidades naquela que é a maior comitiva portuguesa de sempre, boa sorte para todos os atletas lusos. Existe alguma esperança em arrecadarmos algumas medalhas, sobretudo os holofotes vão estar em Vanessa Fernandes, Naide Gomes, Telma Monteiro e Nelson Évora, mas nestas coisas há sempre algumas surpresas.

Alguns elementos sobre estes Jogos Olímpicos, 25,6 mil milhões de euros foram já gastos na organização das Olímpiadas, vão participar 639 atletas chineses. Os chineses do ponto de vista desportivo têm espectativas elevadas, querem conquistar muito mais medalhas do que em Atenas 2004 onde ficaram em 3.º no ranking de condecorações, atrás dos EUA e da Rússia.

Problemas, alguns governantes como Angela Merkel, Gordon Brown e o secretário da ONU não vão estar presentes devido às questões dos direitos humanos na China e à crise no Tibete. O Presidente do Parlamento Europeu apelou aos atletas para estes fazerem "um sinal" contra a violação dos direitos humanos na China. Infelizmente ainda existe censura à consulta de algumas páginas na Internet e isso está a dificultar o trabalho de jornalistas, ainda por cima existe pressão internacional e os holofotes estão para aí todos virados, podemos imaginar como será para os chineses e fora deste evento, certamente um controlo apertado e desmedido à liberdade dos cidadãos.

Principal desafio: a poluição. Apesar do encerramento de fábricas nos arredores de da retirada de 300.000 automóveis da cidade para melhorar a qualidade em 20% parece que se vão colocar dificuldades extras aos atletas e é possível que se alterem alguns locais e horários para evitar males menores.  

Nota final, a SIC emitiu hoje uma Grande Reportagem "A Cortina de Pequim" sobre esta nova China do Século XXI, sem dúvida um gigante no plano político e económico , infelizmente que não seja assim também nos direitos humanos.  

publicado por polvorosa às 23:53

Contador
Correio electrónico:
polvorosa@sapo.pt
comentários recentes
Deslize ou talvez não a despedida não é inédita. "...
"De lembrar que no contexto mais difícil desde que...
Respeito o seu comentário, mas eu cá acho que foi ...
Achei descabido a alusão a Eusebio no discurso da...
Estatisticas de funcionários nas autarquias a níve...
pesquisar neste blog
 
links