Azáfama; grande atividade; agitação; rebuliço.

01
Jul 10

A CDU em Viana do Alentejo está pelas ruas da amargura. As faltas, substituições e suspensões de mandato sucedem-se em catadupa. Entre a vereação CDU da Câmara e a Assembleia Municipal os eleitos baldam-se, desresponsabilizam-se, não exercem um trabalho continuado. Na Assembleia Municipal vários eleitos da CDU estão prestes a perder o mandato por faltas; na Câmara sucedem-se os vereador da CDU, começou com a fuga do Sr. Estêvão Pereira, na última já foi o Sr. José Lacerda. Há mesmo alguns que nunca lá meteram os pés. Pergunto, então porque se candidataram?

 

Na última reunião da Assembleia Municipal aconteceu um insólito, o Presidente da Junta de Freguesia de Aguiar fez e disse uma coisa extraordinária. Em relação ao ponto 6 da Ordem de Trabalhos - Proposta de 1.ª revisão ao Plano Plurianual de Investimentos (P.P.I.), estava em causa a aquisição dos terrenos em Aguiar junto ao campo de futebol, o executivo do Presidente Bengalinha levou à Assembleia Municipal uma proposta de revisão do P.P.I., todos votam a favor, destaque para o facto de existir um investimento público considerável para Aguiar, freguesia que pode desenvolver-se bastante a partir desses terrenos, eis que o Presidente da Junta de Freguesia de Aguiar absteve-se, contrariamente aos colegas de bancada que votaram a favor! Fiquei pasmado, mas o mais incrível ainda estava para vir, justificou-se com o seguinte, absteve-se nesta questão da compra dos terrenos porque segundo ele "os eleitos do PS na Assembleia de Freguesia de Aguiar também se abtêm nas propostas da CDU naquele órgão"! Então pergunto, se existe uma acção concreta muito positiva para o desenvolvimento da freguesia, abtem-se porque os outros num outro órgão também se abstêm, mesmo que isso implique um estrangulamento no desenvolvimento local em Aguiar?... Estranho argumento. Faz mais sentido olhar as medidas em concreto e os seus benefícios do que propriamente estar de forma quase vingativa a fazer olho por olho, dente por dente.

 

Mas já na anterior reunião da Assembleia Municipal, o Presidente da Junta de Freguesia de Aguiar fez uma coisa no mínimo esquisita, senão vejamos, antes sentou-se à mesa com o Presidente Bengalinha para discutirem o montante verbas necessário para a limpeza e espaços verdes em Aguiar, chegaram a acordo com um determinado montante, o Presidente da Junta de Freguesia disse que estava tudo certinho, direitinho. Chegou à reunião da Assembleia Municipal e votou contra com o seguinte argumento, disse que as três freguesias deviam ter-se reunido ao mesmo tempo! Estranho este comportamento do actual Presidente da Junta de Freguesia de Aguiar, logo ele que apregoava que pensava pela sua cabeça, que o diktat partidário da CDU para ele não o condicionava, subitamente, eis que parece ter duas atitudes diametralmente diferentes. Na minha opinião, o mais importante é colocar os interesses da freguesia e concelho à frente dos interesses políticos de qualquer partido, seja ele o PS, CDU ou PSD. Acho que o Presidente da Junta ainda vai a tempo de fazer um verdade trabalho de cooperação com o executivo municipal, mas não pode continuar a fazer estes disparates sob pena de qualquer dia a Junta de Freguesia não ser levada a sério.

publicado por polvorosa às 13:34

Ai Zé xico Zé xico
Não és tu o culpado mas sim essa celula da cdu em aguiar que te nomeou, para fazer de ti gato sapato.
Anónimo a 1 de Julho de 2010 às 14:15

Srº Polvorosa permita-me algumas perguntas.Sabe quantas faltas tiveram os eleitos do PS na assembleia de freguesia de Aguiar no mandato anterior? e no actual? não sabe ou não quer saber? Alguem da Cãmara informou os eleitos de Aguiar dos valores dos protocolos com as outras duas freguesias ? O srº concorda que a J.F.de Aguiar receba muito menos que as outras?Sabe quais os valores dos protocolos anteriores?Alguém explicou antes da votação as condições dessa aquisição de terrenos em Aguiar? E qual o projecto para os mesmos?Hoje fico por aqui voltarei com mais algumas perguntas se o Srº não se importar e claro se tiver respostas.
Anónimo a 1 de Julho de 2010 às 23:02

A freguesia de Aguiar é mais pequena do que as outras freguesias e contrariamente ao que diz não recebe "muito menos" do que as outras para a limpeza e espaços verdes. A Junta de Freguesia de Aguiar negociou um determinado montante para fazer o seu trabalho naquela competência, não deve depois dizer que a freguesia de Viana ou Alcáçovas recebeu mais ou menos, isso não lhe fica bem.
A Freguesia de Aguiar até teve um ligeiro reforço de verbas, mas no mandato anterior da CDU na Câmara existiu anos em que as verbas para limpeza não foram nada reforçadas e não vimos ninguém da CDU a reclamar isso.
Como sabe, Viana do Alentejo é actualmente no concelho, a freguesia mais suja e com maior necessidade de pessoal para fazer a limpeza, o próprio Sr. João Garcia disse na Assembleia Municipal que há ruas em Viana que não eram limpas há 10 anos! Acho que o pessoal que em Aguiar faz a limpeza são esforçados e acabam por fazer um bom trabalho.

Como me parece óbvio, Aguiar pode desenvolver-se com a utilização efectiva e pragmática dos terrenos do campo de futebol e da zona envolvente que é uma área considerável, pois os projectos para esses terrenos podem ser o pavilhão ou pequena zona industrial ou loteamento habitacional ou equipamentos, etc. mas nesta fase o fundamental é mesmo garantir a aquisição desses terrenos, essa é que essa, não estou esquecido que a proprietária ficou bastante ofendida com o Sr. Estêvão Pereira e que enquanto este lá estivesse não vendia por nada os terrenos à Câmara, felizmente as coisas parecem estar melhor encaminhadas.

Quanto às faltas dos eleitos, este comentário só vem dar razão ao título do post "Os outros também fazem", se os outros se atiram para dentro de um poço também se vai atirar? Por os outros fazerem isto ou aquilo, não quer dizer que lhe devemos seguir o (mau) exemplo.

Valores dos protocolos: Viana 5466 euros Alcaçovas, 5334, Aguiar 4750 estes são os valores actuais.Aguiar recebe menos e tem mais tarefas delegadas,serviços que em Alcaçovas são assegurados na delegação da C.M,em viana são na sede da mesma em Aguiar são pela J. F. O facto de Aguiar receber do poder central apenas cerca de 1/3 do orçamento sempre foi tido em conta no passado,era na minha opinião justo na sua não sei.Quanto á limpeza das ruas veja quantos funcionários e respectivos equipamentos da C M andam nas ruas,a regar os jardins etc.Compar as 3 Freguesias e veja a diferença isto também é uma forma de ajudar ou não?
Em relação á aquisição de terrenos não acha que o Presidente da J.F deveria estar informado do que se pretende fazer e quanto vai custar? Sim é que os contratos feitos com a Rodoviária e com a empresa para meterem lá o chefe de gabinete são um exagero não acha? Quanto ás divergencias ente o Estevão e a dona dos terrenos já perguntou aos dois visados o porquê? Não escreva só porque lhe dizem tente informar-se primeiro se não vai continuar sempre a errar.Fique bem não pense com a cabeça dos outros.
Anónimo a 5 de Julho de 2010 às 20:44

Peixe banana disse: O Polvorosa perdeu o pio está mais cor de rosa do que nunca, já só falta dizer que também vai engolir o Alegre, enquanto espera pelo resultado do concurso prá cambra ".
Caro Antunes, você já não engana ninguém , está perfeitamente identificado, este seu post não passa de mais uma tentativa de ganhar mais uns pontos no reino cor de rosa.
Dou-lhe um concelho arranje um cartão, verá que tudo se resolve mais fácil .
Será apenas mais um Rui P. Soares.
Anónimo a 2 de Julho de 2010 às 17:25

Tenho deixado alguns comentários no blogue do Estevao, infelizmente não chegam a ver a luz do dia porque não são publicados pelo editor daquele blogue, mas até dou isso de barato e respeito "critérios" do editor. Para mostrar maior abertura até publico comentários que à partida nem são relevantes sob nenhuma perspectiva como este.

Sim, estou perfeitamente identificado, pena que o Sr(a) que faz este comentário mesquinho não o esteja e ande por aqui anónimo. Nem percebi bem o comentário, afinal o Polvorosa perdeu o pio ou está activo?! Decida-se. Epá, trazer para aqui esse Rui P. Soares é quase tão obsceno como ver a selecção do Queiroz em campo.
polvorosa a 2 de Julho de 2010 às 17:58

Até à data o cartão de partido que tem dado benesses no concelho de Viana tem sido o do PCP.
Aliás, foi uma vergonha o que esses senhores fizeram ao longo dos anos. Agora tem o descaramento de vir falara nas opções políticas dos outros, como se o cartão ou as ideias deles fossem as melhores do mundo.
Está à vista de todos que o comunismo levou uma ripada a nível mundial e por cá ainda não entenderam nada do que não fizeram, para levarem com a ripa no acto eleitoral.
Por cá correu-se com o grupo de "comunistas" que pensavam que o concelho era deles.
Agora puseram lá o Zé Xico, bom rapaz, mas mais uma vez lá vem o Diamantino e dá as ordens.
Assim não vão lá, são um pequeno partido com menos de 10% de votos, com eleitos sem vontade própria que, se não fossem as vuvuzelas sopradas pela vossa boca a toda a hora ninguém vos ouvia.
Peçam ao Cavaco para efectuar uma eleiçõezinhas intercalares cá na terra.
Anónimo a 3 de Julho de 2010 às 09:54

Até parece que só o Zé rato é que não tem vontade própria, ou comete algumas gafes por aqui ou acolá.
Já ouviram o vereador Paulo falar nas reuniões?
Ainda não?
Então ouçam e a seguir digam alguma coisa á malta.
Leiam as actas e vejam o que disse o vereador do 25 de Abril em Aguiar?
anonimo a 4 de Julho de 2010 às 00:23

É um facto que existem muitas alterações na Assembleia Municipal de Viana, da mesa inicial resta o Presidente, todos os outros foram para os "tachos" além de outras substituições. Na Freguesia de Alcaçovas além da ameaça de duas demissões que a Dr.ª já fez por birra com o Bengalinha ( diz ela loby de Viana ) existe agora o risco dela bater com a porta mas por causa de outros problemas. Em Aguiar lembram-se quando foi a ultima vez que os membros do PS estiveram todos nas reuniões da AM... u..u..uu..uuuu..v ejam lá ninguem se lembra. Sr. Polvorosa deixo um concelho de amigo a submissão ao poder instituido nunca foi bom conselheiro nem é pronuncio de inteligencia...bem haja
Anónimo a 8 de Julho de 2010 às 08:50

Contador
Correio electrónico:
polvorosa@sapo.pt
comentários recentes
Deslize ou talvez não a despedida não é inédita. "...
"De lembrar que no contexto mais difícil desde que...
Respeito o seu comentário, mas eu cá acho que foi ...
Achei descabido a alusão a Eusebio no discurso da...
Estatisticas de funcionários nas autarquias a níve...
pesquisar neste blog
 
links
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

links